NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM E SEM DISTÚRBIO DA IMAGEM CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35220Palavras-chave:
Atividade física, Imagem corporal, IMC, Estudantes universitários.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre o nível de atividade física (NAF) e a percepção da imagem corporal (IC) em estudantes de ensino superior. Participaram deste estudo 339 acadêmicos de sete cursos de graduação, dos quais 166 eram homens e 173 eram mulheres. A avaliação do NAF foi realizada por meio do IPAQ, na sua versão longa. O instrumento utilizado para analisar a IC foi o BSQ. Os dados revelam alta incidência de níveis insuficientes de atividade física (38,9%) e baixa prevalência de distorção da IC (12,6%), independentemente do gênero e curso de graduação. Conclui-se que o gênero feminino apresentou maiores chances tanto para níveis insuficientes de prática de atividade física, quanto de manifestação de distúrbio da IC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).