O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Daniel Marcon Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências da Saúde (CECS)/Curso de Educação Física (CEFI).
  • Amândio Braga dos Santos Graça Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-Portugal
  • Valmor Ramos Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Michel Milistetd Universidade Estadual do Centro-Oeste, DEDUF.
  • Juarez Vieira Nascimento Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.34641

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino, Educação Física

Resumo

O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física.  Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de  conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marcon, Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências da Saúde (CECS)/Curso de Educação Física (CEFI).

Possui Graduação (Licenciatura) em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1999), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2011) e Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na formação de professores, práticas pedagógicas e conhecimentos docentes.

Amândio Braga dos Santos Graça, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-Portugal

Professor Doutor em Pedagogia do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto FADE-UP- Portugal. É professor de graduação e pós graduação na FADEUP, orientador de Mestrado e Doutorado na área da Educação Fisica e Desporto

Valmor Ramos, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina

É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área do ensino da Educação Física e esportes. Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens na Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Educação Fisica - Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a pedagogia do esporte.

Michel Milistetd, Universidade Estadual do Centro-Oeste, DEDUF.

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Mestrado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2007) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Realizou da estágio de pesquisa na Universidade Autônoma de Madri (Espanha) e na Universidade de Ottawa (Canadá). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE-UFSC) atua nas áreas de Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte e Formação de Treinadores.

Juarez Vieira Nascimento, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional, voleibol, ensino dos esportes, treinamento técnico-tático, currículos e programas.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

MARCON, D.; GRAÇA, A. B. dos S.; RAMOS, V.; MILISTETD, M.; NASCIMENTO, J. V. O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.34641. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais