PROJETO FIFA “OS 11 PELA SAÚDE”: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Autores

  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Augusto Schaeffer Universidade Federal do Paraná
  • Emília Amélia Pinto Costa Silva Universidade Federal do Paraná
  • Luize Moro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.34549

Palavras-chave:

Actividades de ocio, Educación Física, Deporte.

Resumo

Resumo: O projeto “Os 11 pela Saúde” trata-se de uma iniciativa da FIFA, desenvolvido nas aulas de Educação Física em algumas das cidades-sede da Copa do Mundo. Desta forma, este artigo apresenta um estudo documental que teve o objetivo de analisar o projeto da FIFA “Os 11 pela Saúde” para identificar como são abordadas as áreas da saúde, educação, esporte e lazer. Percebeu-se que o projeto tem uma perspectiva higienista e algumas das suas perspectivas não condiz com a realidade brasileira. Observou-se que é necessário um diálogo mais próximo entre os organizadores do projeto, professores de Educação Física, escola e a comunidade em geral, para que valores como saúde, educação, esporte e lazer sejam concretizados a partir das fragilidades e interesses da população.

Palavra-chave: Atividades de lazer. Educação Física. Esporte.

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Biografia do Autor

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4770864E9

Pedro Augusto Schaeffer, Universidade Federal do Paraná

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4635338J4

Emília Amélia Pinto Costa Silva, Universidade Federal do Paraná

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240684Y7

Luize Moro, Universidade Federal do Paraná

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212584U1

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

RECHIA, S.; SCHAEFFER, P. A.; SILVA, E. A. P. C.; MORO, L. PROJETO FIFA “OS 11 PELA SAÚDE”: UMA ANÁLISE QUALITATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.34549. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34549. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão