O FUTEBOL AMERICANO NO ESTADO DE SÃO PAULO: DISPUTA POR LEGITIMIDADE ENTRE ENTIDADES REGULADORAS NO PERÍODO DE 2012 A 2014

Autores

  • Valter Ruiz Morales Junior Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Renato Francisco Rodrigues Marques Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.34425

Palavras-chave:

Futebol Americano, Pierre Bourdieu, Sociologia do Esporte

Resumo

O futebol americano tem sua institucionalização recente no Brasil, em um cenário de disputa por poder entre diversas entidades reguladoras. O objetivo deste trabalho foi investigar características socioculturais próprias do subcampo do futebol americano no Estado de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014, especificamente relacionadas à disputa por poder simbólico entre entidades reguladoras e equipes. A partir de entrevistas semiestruturadas com dirigentes de entidades concorrentes, e discussão de dados com base em categorias de Pierre Bourdieu, tem-se como principais resultados: a) existem habitus diferentes entre as entidades reguladoras e equipes; b) há disputa por legitimidade na gestão de competições e equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Ruiz Morales Junior, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Graduando da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE-RP)

Renato Francisco Rodrigues Marques, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE-RP).

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

MORALES JUNIOR, V. R.; RODRIGUES MARQUES, R. F. O FUTEBOL AMERICANO NO ESTADO DE SÃO PAULO: DISPUTA POR LEGITIMIDADE ENTRE ENTIDADES REGULADORAS NO PERÍODO DE 2012 A 2014. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.34425. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34425. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais