TRABALHO UNIDOCENTE SOBRE O TEMA SAÚDE A PARTIR DAS TRÊS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.34387Palavras-chave:
Saúde, Professor, Proposta pedagógica, Unidocente.Resumo
A temática saúde origina muitas reflexões e discussões sobre o seu conceito e de sua importância no âmbito escolar. Com isso, almejou-se compreender o posicionamento de cinco professoras unidocentes dos Anos Iniciais de uma escola estadual em um município gaúcho sobre o tema Saúde. Constituiu-se uma investigação descritiva qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, dividida em quatro etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) autorização Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e consentimento da Direção da escola e professoras; 3) aplicação de questionário; e 4) técnica de organização de dados e análise descritiva. Os resultados encontrados sinalizam, em grande parte, que pouco se tem feito nas atividades unidocentes para desvincular a transmissão de informações, que permeiam a abordagem conceitual de saúde. Além de que cada professora acaba tratando o tema saúde da maneira que a bem entende. Assim sendo, conclui-se sugerindo que os(as) professores(as) devam pensar em formas de melhor organizar os conteúdos da sua área com mais clareza e detalhada, bem como que procedimentos didáticos utilizar (os quais possibilitem aprendizagens), nas diferentes dimensões, diferenciados daqueles tradicionalmente vistos desde a fase inicial na formação do alunado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).