TRABALHO UNIDOCENTE SOBRE O TEMA SAÚDE A PARTIR DAS TRÊS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Rhenan Ferraz Jesus Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.34387

Palavras-chave:

Saúde, Professor, Proposta pedagógica, Unidocente.

Resumo

A temática saúde origina muitas reflexões e discussões sobre o seu conceito e de sua importância no âmbito escolar. Com isso, almejou-se compreender o posicionamento de cinco professoras unidocentes dos Anos Iniciais de uma escola estadual em um município gaúcho sobre o tema Saúde. Constituiu-se uma investigação descritiva qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, dividida em quatro etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) autorização Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e consentimento da Direção da escola e professoras; 3) aplicação de questionário; e 4) técnica de organização de dados e análise descritiva. Os resultados encontrados sinalizam, em grande parte, que pouco se tem feito nas atividades unidocentes para desvincular a transmissão de informações, que permeiam a abordagem conceitual de saúde. Além de que cada professora acaba tratando o tema saúde da maneira que a bem entende. Assim sendo, conclui-se sugerindo que os(as) professores(as) devam pensar em formas de melhor organizar os conteúdos da sua área com mais clareza e detalhada, bem como que procedimentos didáticos utilizar (os quais possibilitem aprendizagens), nas diferentes dimensões, diferenciados daqueles tradicionalmente vistos desde a fase inicial na formação do alunado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhenan Ferraz Jesus, Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete

Especialista em Educação Física Escolar, UFSM, Santa Maria, Brasil.

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Curso de Educação Física e Desportos (CEFD), UFSM, Santa Maria, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

JESUS, R. F.; SAWITZKI, R. L. TRABALHO UNIDOCENTE SOBRE O TEMA SAÚDE A PARTIR DAS TRÊS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DO BRASIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.34387. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34387. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais