O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alenir de Pinho Romoaldo Cordovil Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física
  • Marcia Cristina Rodrigues da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.34352

Palavras-chave:

Alunos. Educação Física. Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa objetivou compreender as expectativas e frustações dos alunos de uma escola estadual mato-grossense em relação aos conteúdos ensinados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregamos a abordagem qualitativo-descritiva com a análise do plano de ensino da professora, observações de aula e questionários semiestruturados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em mudanças, tanto no conceito da escola, quanto no da professora, para então, atingir os alunos, passando a alcançar a almejada valorização à disciplina no contexto escolar, refletindo sobre possibilidades curriculares e metodológicas a serem empreendidas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio que atendam os interesses dos alunos de forma a contribuir para sua formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alenir de Pinho Romoaldo Cordovil, Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física

Professora de Educação Física formada pela FEF-UFMT.

CV: http://lattes.cnpq.br/2890472570647739

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física

PROFESSOR DOUTOR EM EDUCAÇÃO - USP. ATUA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.

CV: http://lattes.cnpq.br/0686803544879354

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física

PROFESSOR DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UNICAMP. ATUA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.

CV: http://lattes.cnpq.br/4561814544149415

 

Marcia Cristina Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Educação Física

PROFESSORA MESTRE EM EDUCAÇÃO - UFMT. ATUA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.

CV: http://lattes.cnpq.br/9106003157470968

 

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

ROMOALDO CORDOVIL, A. de P.; GOMES, C. F.; MOREIRA, E. C.; RODRIGUES DA SILVA, M. C. O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS NO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.34352. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34352. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais