O ESPORTE EDUCACIONAL COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO PERIODISMO CIENTÍFICO BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34326Palavras-chave:
Esporte. Esporte Educacional. Formação. Políticas Públicas.Resumo
O estudo analisa a produção acadêmico-científica da Educação Física e Ciências do Esporte sobre o esporte educacional no Brasil. Para isso, foram selecionados artigos científicos de periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre a promulgação da Lei Pelé e sua última regulamentação (Decreto nº 7.984/2013). Foram analisados 19 artigos, agrupados por três categorias gerais: a) Formação Esportiva na Escola; b) Esporte e Inclusão Social em Projetos Socioeducativos; e c) Política do Esporte Educacional. Os resultados apresentam a concepção adotada sobre esporte educacional, as opções metodológicas, bem como o caráter analítico e a dimensão propositiva dos estudos. As considerações apontam a necessidade de revigoramento da produção científica sobre o tema.Downloads
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