ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL AMADOR SOBRE MULHERES QUE PRATICAM O FUTEBOL

  • Frederico Jorge Saad guirra UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Jacqueline Vieira Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Palavras-chave: Esporte, Futebol, Gênero, Sexualidade.

Resumo

O futebol feminino é uma modalidade esportiva marcada desde a sua origem pelo preconceito, desvalorizando as mulheres que o praticam. Sob essa ótica o presente estudo teve como principal objetivo, analisar qual a percepção de jogadores de futebol amador da cidade de Aragarças - GO a respeito de mulheres que praticam o futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico e documental, por meio do qual os resultados desvelaram que apesar da fala dos entrevistados, ainda existe um grande preconceito da sociedade contra mulheres que jogam futebol, como também a ausência de incentivos por parte da mídia, e das entidades governamentais, fato que não acontece no futebol masculino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Jorge Saad guirra, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Salgado de Oliveira-Universo(1997),  Mestre em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP na área Educação Física e Sociedade.  Professor  do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia - Barra do Garças - MT. Membro do Conselho Municipal de Educação da cidade de Barra do Garças, Membro do Corpo Editorial-Conselho consultivo da Revista das Faculdades Cathedral e Integrante do Observatório de Políticas Públicas em Educação e Esporte(Observatório do Esporte).Pesquisador na área da Educação Física, Esporte e Lazer.
Jacqueline Vieira Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Aluna do 8º Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física - Campus Araguaia - UFMT
Publicado
30-09-2015
Como Citar
guirra, F., & Almeida, J. (2015). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL AMADOR SOBRE MULHERES QUE PRATICAM O FUTEBOL. Pensar a Prática, 18(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34040
Seção
Artigos Originais