A LEI ANTI-GAY RUSSA: DEMARCAÇÕES E GOVERNO DOS CORPOS NO MUNDIAL DE ATLETISMO 2013

Autores

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Elder Silva Correia Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Tammy Rocha Costa Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34031

Palavras-chave:

Mundial atletismo Rússia 2014, Lei anti-gay, Desporto, homossexualidade.

Resumo

Artigo que objetiva investigar as demarcações e governo dos corpos no que tange as questões de gênero ocorridas no Mundial de Atletismo de Moscou no ano de 2013 frente as polêmicas causadas pela lei anti-gay russa. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa feita a partir de uma pesquisa descritivo-exploratória. Os dados empíricos utilizados para conjecturar os objetivos do texto foram retirados das publicações feitas no portal de internet “globo.com”. Nossa análise se ateve a 12 reportagens e foi feita por meio de dois temas: “manifestações/protestos” e “polêmica Isinbayeva”. Como resultado, observamos que as manifestações de atletas foram no sentido de clamar contra seu apagamento singular frente a uma política que exige um sujeito “universal”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e governabilidade: política, cultura e sociedade"

 

Elder Silva Correia, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e governabilidade: política, cultura e sociedade"

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Coordenador do grupo de pesquisa "Corpo e governabilidade: política, cultura e sociedade"

Tammy Rocha Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e governabilidade: política, cultura e sociedade"

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

ZOBOLI, F.; CORREIA, E. S.; DA SILVA, R. I.; COSTA, T. R. A LEI ANTI-GAY RUSSA: DEMARCAÇÕES E GOVERNO DOS CORPOS NO MUNDIAL DE ATLETISMO 2013. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.34031. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34031. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais