O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA SENSOPERCEPÇÃO EM NADADORES

Autores

  • Carolina Mie Kawagosi Onodera Universidade Estadual de Campinas , Campinas, São Paulo, Brasil Laboratório de Hemostasia - HEMOCENTRO Universidade Estadual de Campinas Rua Endereço para correspondência kawagosi.mie@gmail.com Carolina Mie Kawagosi Onodera Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo 13083-878 Campinas, SP Brasil Caixapostal: 6198
  • Angela Nogueira Neves Betanho Campana Escola de Educação Física do Exército, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Maria da Consolacao Gomes Cunha Fernandes Tavares Universidade Estadual de Campinas , Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.33866

Palavras-chave:

Natação, Sensação, Percepção.

Resumo

Resumo

A sensopercepção é o meio pelo qual experimentamos e vivenciamos a sensação em sua totalidade. Frente a esta realidade o papel do profissional de educação física também se torna fundamental uma vez que conduz essas práticas corporais. O objetivo geral do presente estudo foi criar um modelo de trabalho focado no desenvolvimento da sensopercepção através de aulas de natação. A valorização do processo de sensopercepção contribuiu não só para o aprimoramento técnico nas práticas de atividade física, como promoveu  nos alunos um aprendizado de melhor cuidar, valorizar e respeitar o próprio corpo. O projeto mostrou uma boa aderência pelos participantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mie Kawagosi Onodera, Universidade Estadual de Campinas , Campinas, São Paulo, Brasil Laboratório de Hemostasia - HEMOCENTRO Universidade Estadual de Campinas Rua Endereço para correspondência kawagosi.mie@gmail.com Carolina Mie Kawagosi Onodera Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo 13083-878 Campinas, SP Brasil Caixapostal: 6198

Formada na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é aluna de Mestrado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, na área de Fisiopatologia Médica pelo Hemocentro/Unicamp. Está fazendo especialização na área de Fisiologia do Exercício no Centro do Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT). É integrante do Grupo de Estudos em Imagem Corporal (GEIC) da Unicamp desde 2010 e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Adaptações Neuromusculares, desde outubro de 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

KAWAGOSI ONODERA, C. M.; NOGUEIRA NEVES BETANHO CAMPANA, A.; GOMES CUNHA FERNANDES TAVARES, M. da C. O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA SENSOPERCEPÇÃO EM NADADORES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.33866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33866. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais