O MÉTODO PILATES NO BRASIL SEGUNDO A NARRATIVA DE ALGUMAS DE SUAS INSTRUTORAS PIONEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.33725Palavras-chave:
Método Pilates. Dança. História.Resumo
O objetivo deste artigo é reconstruir a história da inserção do Método Pilates no Brasil, com foco na relação entre a formação de algumas de suas instrutoras pioneiras e os investimentos necessários para a implantação da prática no país. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se na História Cultural e na História Oral com a realização de seis entrevistas. Da análise das entrevistas e no diálogo com outras fontes tais como livros e artigos, destacamos que sua inserção no Brasil se dá por intermédio de pessoas que fizeram sua formação nos Estados Unidos e que envolvem três diferentes linhas de intervenção. A consolidação do Método acontece quando se dá a implantação de locais com equipamentos específicos, ampla divulgação e, sobretudo, a formação de novos instrutores no próprio país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).