DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE

Autores

  • Andrea Carla de Paiva Departamento de Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Marcilio Souza Junior Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife
  • Gustavo de Oliveira Gama Professor de Educação Física e Personal Trainner
  • Ana Rita Lorenzini Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife
  • Livia Tenório Brasileiro Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.33383

Palavras-chave:

Educação Física, Saúde. Intervenção.

Resumo

O artigo analisa relatos acerca da dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. A pesquisa de cunho qualitativo, tipo documental, analisou relatórios que trataram da observação de práticas de profissionais da Educação Física, em diferentes espaços públicos e privados, a partir da análise de conteúdo como caminho para as interpretações dos dados. Identificamos que a dimensão pedagógica, nas ações desses profissionais, é determinada pela articulação entre as teorias educacionais e pedagógicas constitutivas da prática, caracterizando assim, esta dimensão, como eixo da profissionalização na área da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Carla de Paiva, Departamento de Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Departamento de Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE e UFPB.

Marcilio Souza Junior, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife

Professor Associado da UPE. Escola Superior de Educação Física (ESEF). Livre Docente pela UPE. Doutor em Educação pela UFPE. Pós-Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bolsista da FAPESP. Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). marciliosouzajunior@pq.cnpq.br.

Gustavo de Oliveira Gama, Professor de Educação Física e Personal Trainner

Professor de Educação Física e Personal Trainner. Especialista em Educação Física Adaptada a Portadores de Doenças Crônico-Degenerativas e Idosos pela UPE. ESEF.

Ana Rita Lorenzini, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife

Professora da UPE. ESEF. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Livia Tenório Brasileiro, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife

Professora da UPE. ESEF. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - Recife

Professor da UPE. ESEF. Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DE PAIVA, A. C.; SOUZA JUNIOR, M.; GAMA, G. de O.; LORENZINI, A. R.; BRASILEIRO, L. T.; DE MELO, M. S. T. DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.33383. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33383. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais