RELAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: VISÕES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE VITÓRIA/ES

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física Prefeitura Municipal da Serra Secretaria de Educação EMEF Abel Bezerra
  • Izabella Rodrigues Martins Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física
  • Valter Bracht Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.33028

Palavras-chave:

Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Educação Física e Treinamento.

Resumo

Resumo: Trata do tema da educação para a saúde em escolas públicas no município de Vitória/ES a partir do Programa Saúde na Escola (PSE) e suas relações com a Educação Física (EF). Um levantamento revelou a inexistência de projetos sobre o tema da saúde vinculados à EF. Isso ensejou o desenvolvimento de um projeto de formação continuada com seis professores de EF desta rede, a partir dos princípios da pesquisa-ação. De acordo com os dados produzidos e apesar da EF não ser citada diretamente nos documentos do PSE, existem potenciais relações a serem desenvolvidas. Contudo, há pouca clareza por parte dos profissionais da educação e da saúde sobre como implementá-lo, o que indica a necessidade de formações que capacitem esses agentes a desenvolverem as ações previstas no programa.

Palavras-chave: Saúde Escolar. Promoção da Saúde. Educação Física e Treinamento.

PHYSICAL EDUCATION OF RELATIONSHIPS BRAZILIAN’S SCHOOL HEALTH PROGRAM: VISIONS OF TEACHERS OF VITÓRIA/ES SCHOOLS

Abstract: Addresses the topic of education for health in public schools in the city of Vitória/ES, the Brazilian’s School Health Program (PSE) and its relationship to Physical Education (PE). A survey showed that no projects on the theme of health related to PE. This gave origin to a continued formation project with six PE teachers of this network, from the action research principles. According to the data produced despite the PE not be cited directly into the PSE documents, there are potential relationships to be developed. However, there is little clarity on the part of professionals in education and health on how to implement it. Which indicates the need for formations that empower these agents to develop the actions planned in the program.

Keywords: School Health. Health Promotion. Physical Education and Training.

RELACIONES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA CON EL PROGRAMA DE SALUD ESCOLAR: VISIONES DEL PROFESORES DE LAS ESCUELAS DE VITÓRIA/ES

Resumen: Aborda el tema de la educación para la salud en las escuelas públicas de Vitória/ES, del Programa de Salud Escolar (PSE) y su relación con la Educación Física (EF). Una investigación mostró que no hay proyectos sobre el tema de la salud relacionada con la EF. Esto dio origen a un proyecto de formación continua con seis profesores de EF, a partir de los principios de la investigación acción. De acuerdo con los datos producidos y a pesar de la EF no estar directamente citada en los documentos del PSE, existen relaciones potenciales a desarrollar. Sin embargo, hay poca claridad por parte de los profesionales de la educación y salud sobre la manera de ponerla en práctica, lo que indica la necesidad de capacitación que permitan estos agentes desarrollar las acciones del programa.

Palabras-clave: Salud Escolar. Promoción de la Salud. Educación y Entrenamiento Físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física Prefeitura Municipal da Serra Secretaria de Educação EMEF Abel Bezerra

Formado em Curso Normal em nível médio pelo CEMBRA (2007). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2011). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGEF/CEFD/UFES (2014). Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGEF/CEFD/UFES.

Izabella Rodrigues Martins, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (2014).

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos Laboratório de Estudos em Educação Física

Possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95).

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

OLIVEIRA, V. J. M. de; MARTINS, I. R.; BRACHT, V. RELAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: VISÕES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE VITÓRIA/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.33028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33028. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais