O CASO TINGA: ANALISANDO (MAIS) UM EPISÓDIO DE RACISMO NO FUTEBOL SUL-AMERICANO

Autores

  • Riqueldi Straub Lise Universidade Federal do Paraná
  • Maria Thereza Oliveira Souza Universidade Federal do Paraná
  • Larissa Jensen Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.32123

Palavras-chave:

Racismo, Discriminação, Futebol.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar os discursos referentes ao caso de racismo ocorrido na partida de futebol entre a Asociación Civil Real Atlético Garcilaso (Peru) e Cruzeiro Esporte Clube (Brasil), o qual vitimou Paulo Cesar Tinga, atleta do clube brasileiro. Para tanto foi necessário um levantamento de fontes, encontradas em sites de periódicos esportivos disponíveis na internet, cujas análises foram pautadas nos preceitos teóricos da Análise do Discurso. Notou-se a partir do cruzamento de tais discursos que as penas aplicadas aos infratores são demasiadas brandas, possibilitando que este tipo de conduta seja recorrente no campo futebolístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riqueldi Straub Lise, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Educação Física pela Universidade Positivo (2011). Mestrado em Educação Física (2014), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (UFPR). Pesquisador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) - UFPR.

Maria Thereza Oliveira Souza, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Educação Física (licenciatura) da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) - UFPR.

Larissa Jensen, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Educação Física (licenciatura) da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) - UFPR.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca Foscari di Venezia (2012-2013). Professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná. Integrante sênior do Projeto Inteligência Esportiva (parceria entre Ministério do Esporte e UFPR).

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

LISE, R. S.; SOUZA, M. T. O.; JENSEN, L.; CAPRARO, A. M. O CASO TINGA: ANALISANDO (MAIS) UM EPISÓDIO DE RACISMO NO FUTEBOL SUL-AMERICANO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.32123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32123. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais