ATITUDES COOPERATIVAS DE DOCENTES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.31659Palavras-chave:
Educação Física, Ensino, Cooperação.Resumo
Tendências atuais em Educação vêm, cada vez mais, destacando os valores integrativos. Dentre eles, a atitude cooperativa é tida como essencial, principalmente por contribuir para a aprendizagem e para a convivência pacífica entre as pessoas. Com o objetivo de identificar os meios didáticos utilizados por docentes de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino e aprendizagem da cooperação como uma atitude permanente, foram observadas 54 aulas e descritas as atuações de três regentes de uma escola da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. Os resultados dessa pesquisa qualitativa e descritiva foram: 12 tipos de situações/atitudes cooperativas são utilizadas pelos professores, e as médias de ocorrências variaram entre 0,01 a 0,36.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).