AGREEMENT BETWEEN A TEST BASED ON A QUALITATIVE ANALYSIS OF FILMED ACTIONS AND ONE BASED ON A QUESTIONNAIRE FOR ASSESSING STUDENT BODY POSTURE

Autores

  • Arthur Antoniolli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Matias Noll Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus Kunzler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS)
  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.30758

Palavras-chave:

Postura. Avaliação. Questionários. Gravação em vídeo.

Resumo

Este estudo objetivou verificar se os instrumentos Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI) e Lay-out for Assessing Dynamic Posture (LADy), que consistem em questionário e filmagem, respectivamente, para avaliar a postura corporal dinâmica, fornecem informações semelhantes nas atividades como sentar para escrever, sentar para utilizar o computador, pegar objeto do solo e transportar mochila. A amostra foi composta por 58 escolares que foram avaliados por ambos os instrumentos. Os instrumentos apresentam níveis de concordância elevados (98,3% a 84,5%) e associação significativa (p<0,05) nas AVD’s estudadas. Conclui-se que as informações fornecidas pelos instrumentos são semelhantes, podendo ser utilizadas conforme necessidade e recursos do avaliador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Antoniolli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Matias Noll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atletismo, Futsal e Futebol, Treinamento desportivo , Preparação Física, Fisiologia do exercício, Educação Postural e Biomecânica.

Mateus Kunzler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS)

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS) e professora do curso de Fisioterapia e Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) desta instituição. Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

ANTONIOLLI, A.; NOLL, M.; KUNZLER, M.; CANDOTTI, C. T. AGREEMENT BETWEEN A TEST BASED ON A QUALITATIVE ANALYSIS OF FILMED ACTIONS AND ONE BASED ON A QUESTIONNAIRE FOR ASSESSING STUDENT BODY POSTURE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.30758. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30758. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais