AGREEMENT BETWEEN A TEST BASED ON A QUALITATIVE ANALYSIS OF FILMED ACTIONS AND ONE BASED ON A QUESTIONNAIRE FOR ASSESSING STUDENT BODY POSTURE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.30758Palavras-chave:
Postura. Avaliação. Questionários. Gravação em vídeo.Resumo
Este estudo objetivou verificar se os instrumentos Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI) e Lay-out for Assessing Dynamic Posture (LADy), que consistem em questionário e filmagem, respectivamente, para avaliar a postura corporal dinâmica, fornecem informações semelhantes nas atividades como sentar para escrever, sentar para utilizar o computador, pegar objeto do solo e transportar mochila. A amostra foi composta por 58 escolares que foram avaliados por ambos os instrumentos. Os instrumentos apresentam níveis de concordância elevados (98,3% a 84,5%) e associação significativa (p<0,05) nas AVD’s estudadas. Conclui-se que as informações fornecidas pelos instrumentos são semelhantes, podendo ser utilizadas conforme necessidade e recursos do avaliador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).