A ROTINA DE ATIVIDADES INFANTIS NO AMBIENTE DOMÉSTICO

Autores

  • Mônia Coutinho UFRGS Professora de Educacao Fisica Colégio Murialdo - Caxias do Sul - Centro
  • Mariele Santayana Souza UFRGS
  • Luciana Brauner Unilasalle
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.30597

Palavras-chave:

Atividades Cotidianas. Atividade Física. Programa Educação pelo Esporte.

Resumo

Crianças necessitam de práticas motoras diversificadas no cotidianos, família ou cuidadores desempenham importante papel neste processo. O objetivo do estudo foi comparar a rotina de atividades infantis no contexto familiar de meninos e meninas. Participaram 32 crianças com idades entre 5 e 7 anos. O questionário de SERRANO e NETO (1997) foi utilizado. Meninos e meninas evidenciaram engajamento semelhantes e restritos em práticas de ampla movimentação. Para ambos os sexos, os ambientes familiares são pouco estimuladores, havendo carência de modelos favoráveis ao desenvolvimento do hábito de práticas ativas pelos responsáveis. A participação em programas esportivos que viabilizem práticas motoras diversificadas é essencial para suprir a carência motora vinda dos lares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônia Coutinho, UFRGS Professora de Educacao Fisica Colégio Murialdo - Caxias do Sul - Centro

Professora de Educacao Fisica

 

Mariele Santayana Souza, UFRGS

Mestrando na UFRGS - ESEF

Luciana Brauner, Unilasalle

Mestre pela UFRGS - ESEF

Professora da UNILASALLE

Nadia Cristina Valentini, UFRGS

UFRGS- ESEF

PhD Helath and Human Performance - Auburn University

Pos Doutorado - Shool of Public Health - University of Maryland

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

COUTINHO, M.; SOUZA, M. S.; BRAUNER, L.; VALENTINI, N. C. A ROTINA DE ATIVIDADES INFANTIS NO AMBIENTE DOMÉSTICO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.30597. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30597. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais