CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOVERNADOR VALADARES - MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30025Palavras-chave:
Corpo Humano, Educação, Docentes.Resumo
Com o objetivo de analisar a concepção de corpo dos educadores da Escola em Tempo Integral de Governador Valadares – MG, esta pesquisa de abordagem fenomenológica, utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados para analisar a resposta dos nove sujeitos participantes. Como resultado, foi descoberto que 56% entendem que o corpo é a parte física, vendo-o como objeto. E ainda, o corpo dos alunos deve ser trabalhado somente com atividades físicas e atividades extras. Conclui-se que as pessoas entrevistadas têm uma visão de corpo fragmentado entre corpo/mente num dualismo pautado no paradigma cartesiano e que a educação integral em tempo integral não compreende o sujeito em sua totalidade devido a esta visão de Ser Humano e de ensino.
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