INSTRUMENTOS PARA IDENTIFICAR OS MOTIVOS PARA PRÁTICA DE ESPORTE: OPÇÕES DISPONÍVEIS NA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.30015Palavras-chave:
Motivação, Treino Esportivo, Adesão, Adolescentes.Resumo
Estudos que procuram identificar os motivos para prática de esporte e os fatores associados à adesão ou ao abandono têm constituído em temática dominante na área de conhecimento vinculada à psicologia do esporte, sobretudo em idades jovens. Também, destacam-se as diversas aproximações teóricas sugeridas para tentar explicar a conduta motivacional no contexto esportivo e o esforço direcionado à proposição e à validação de instrumentos de medida voltados à análise de selecionados motivos para a prática de esporte. Assim, o presente estudo de revisão procurou compilar informações disponibilizadas na literatura quanto à proposição e à validação de questionários com finalidade de identificar os motivos voltados à prática de esporte em atletas jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).