EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.29634Palavras-chave:
Cuidado, Saúde, Corpo, Educação Física.Resumo
O presente estudo objetivou refletir sobre maneiras de a Educação Física colaborar com experiências com práticas corporais e atividades artísticas, na tentativa de superar o modelo tradicional de atenção à saúde e de compreensão do corpo. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty, na qual utilizamos o fenômeno situado para refletir sobre as observações, as descrições das entrevistas e os depoimentos. A partir do relato das três oficinas de praticas corporais construídas vivenciadas pelos profissionais de saúde foram realizadas as reflexões e discussões dos resultados. Diante das reflexões realizadas pode-se destacar que a Educação Física pode colaborar no desenvolvimento de práticas que despertem a sensibilidade, não tratando o corpo somente como objeto, e na criação dos movimentos e ações humanas, superando o modelo tradicional de atenção à saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).