EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Laís Saraiva Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Cristina Nascimento da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Karenina de Melo Arrais Amorim Universidade Federal do Rio Grane do Norte
  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.29634

Palavras-chave:

Cuidado, Saúde, Corpo, Educação Física.

Resumo

O presente estudo objetivou refletir sobre maneiras de a Educação Física colaborar com experiências com práticas corporais e atividades artísticas, na tentativa de superar o modelo tradicional de atenção à saúde e de compreensão do corpo. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty, na qual utilizamos o fenômeno situado para refletir sobre as observações, as descrições das entrevistas e os depoimentos. A partir do relato das três oficinas de praticas corporais construídas vivenciadas pelos profissionais de saúde foram realizadas as reflexões e discussões dos resultados. Diante das reflexões realizadas pode-se destacar que a Educação Física pode colaborar no desenvolvimento de práticas que despertem a sensibilidade, não tratando o corpo somente como objeto, e na criação dos movimentos e ações humanas, superando o modelo tradicional de atenção à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Saraiva Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Viviane Cristina Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do curso de gradução em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN - 2012/2013 e 2014/2015. Pesquisadora do Grupo Corpo e Cultura de Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Karenina de Melo Arrais Amorim, Universidade Federal do Rio Grane do Norte

Docente adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e docente colaboradora da Pós-Granduação stricto sensu em Saúde da Família da RENASF/MS.

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do curso de graduação e pós-graduação stricto sensu em Educação Físca e em Saúde da Família no Nordeste pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo Corpo e Cultura de Movimento da Univeridade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

TORRES, L. S.; SILVA, V. C. N. da; DIAS, M. A.; AMORIM, A. K. de M. A.; MENDES, M. I. B. de S. EXPERIÊNCIAS EM CUIDADO: REFLEXÕES E AÇÕES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.29634. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29634. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais