FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS REPERCUSSÕES DA PROPOSIÇÃO DE LICENCIATURA AMPLIADA NO CEDF/UEPA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.29592Palavras-chave:
Educação Física, Formação de Recursos Humanos, Política de Educação Superior, Currículo.Resumo
Discute os limites e possibilidades da implementação da proposta de licenciatura ampliada assumida pelo CEDF/UEPA. Por meio de fontes bibliográficas, documentais e orais revela o processo de judicialização dos impasses na Formação em Educação Física, as contradições na implementação da proposta formativa devido à falta de consenso sobre os projetos em disputa e a adoção acrítica, por parte de professores universitários, de discursos que não apreendem a totalidade da matéria referente a legislação educacional brasileira. Conclui sobre a inviabilidade de desfechos consensuais, o que demanda aos defensores da proposta de formação ampliada a desnaturalização das interpretações jurídico-educacionais em favor de um viés político.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).