MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA

Autores

  • Vamberto Ferreira Miranda Filho UNEB
  • Igor Sampaio Pinho dos Santos UESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.28881

Palavras-chave:

Mídia. MMA. Mercadorização esportiva. Popularização.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre mídia e esporte no processo de popularização do MMA na sociedade, num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo. Inicialmente, buscou-se estabelecer uma discussão com a literatura, no sentido de compreender o fenômeno esportivo e como ele se configura na sociedade contemporânea. Essa etapa, eminentemente teórica, forneceu subsídios para elucidar alguns questionamentos que permeiam o veemente crescimento do fenômeno MMA e sua constante evidência nos meios de comunicação de massa. Como resultado, verificou-se que a popularização do MMA na sociedade, está atrelada à persuasão da mídia, mediante o processo de mercadorização esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vamberto Ferreira Miranda Filho, UNEB

Mestre em educação - UFBA

Igor Sampaio Pinho dos Santos, UESC

Licenciado em educação física - UNEB.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

MIRANDA FILHO, V. F.; DOS SANTOS, I. S. P. MÍDIA, MERCADORIZAÇÃO ESPORTIVA E O MOVIMENTO DE POPULARIZAÇÃO DO MMA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.28881. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios