AS DISCIPLINAS RÍTMICAS E DANÇANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ

  • Deisy de Oliveira Silva Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
  • Juliana Pizani Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
  • Evandra Hein Mendes Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
Palavras-chave: Dança, Educação Física, Currículo, Educação Superior.

Resumo

O estudo de caráter descritivo objetivou analisar como estão organizadas as disciplinas rítmicas e dançantes presentes em cursos de licenciatura em educação física do Paraná, com vistas à identificação de aproximações e/ou distanciamentos com as diretrizes curriculares da educação básica do estado. Os dados foram compostos por documentos de 12 instituições que oferecem o curso de licenciatura em educação física. Para o tratamento dos dados utilizamos análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados indicam que os cursos oferecem disciplinas rítmicas e dançantes que se diferenciam entre os cursos quanto aos conteúdos e referenciais, e que há aproximações entre os conteúdos programáticos, ementas e objetivos com o preconizado nas diretrizes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisy de Oliveira Silva, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é participante do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq e integrante do Grupo de Ginástica Geral do DEF/UEM. Suas pesquisas voltam-se para os estudos sobre a educação física nas dimensões educacional e formação profissional, com ênfase nas manifestações corporais (jogos e brincadeiras, danças e ginásticas) com base nas ciências humanas e sociais.

http://lattes.cnpq.br/7760623606516832

Juliana Pizani, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Possui mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. É membro do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. Suas pesquisas têm como enfoques os aspectos pedagógicos em Educação Física (dimensão educacional e formação profissional), a partir da investigação de fenômenos da cultura de movimento, como jogos e brincadeiras, danças e ginásticas.

http://lattes.cnpq.br/7149328880610490

Evandra Hein Mendes, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, natação, ginástica rítmica, dança, didática, avaliação da aprendizagem, prática pedagógica e formação inicial em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/9716570679234268

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide D do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Motriz, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática e da Revista da Educação Física/UEM.

http://lattes.cnpq.br/8875226890794702

 

Publicado
28-09-2015
Como Citar
Silva, D., Pizani, J., Mendes, E., & Barbosa-Rinaldi, I. (2015). AS DISCIPLINAS RÍTMICAS E DANÇANTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ. Pensar a Prática, 18(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.27651
Seção
Artigos Originais