CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL

Autores

  • Luize Moro Universidade Federal do Paraná
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Talita Stresser de Assis UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.27198

Palavras-chave:

Infância, Espaço Público, Área para crianças, Brinquedo

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte de pesquisa de dissertação que objetivou diagnosticar as formas de organização e infraestrutura das áreas destinadas às crianças presentes nos parques públicos da cidade de Curitiba. Partiu-se de uma abordagem de cunho sociológico de metodologia qualitativa-descritiva. Os resultados do estudo identificaram um conjunto de obstáculos referentes à organização e à infraestrutura de tais espaços.  Compreendendo a importância do brincar da criança no espaço público e a configuração das cidades no mundo atual, torna-se urgente garantir a essa população espaços infantis de qualidade, com segurança; respeitando, estimulando e favorecendo o potencial lúdico a partir da infância com reflexos sociais por toda vida.

 

 

 

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Biografia do Autor

Luize Moro, Universidade Federal do Paraná

Professora no Departamento de Educação Física da UFPR.

Doutoranda em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9885038422277720

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta do Departamento de Educação Física da UFPR.http://lattes.cnpq.br/5265139315424802

Talita Stresser de Assis, UFPR

Mestre em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9623845598361670

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

MORO, L.; RECHIA, S.; DE ASSIS, T. S. CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.27198. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27198. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais