CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL

Autores

  • Luize Moro Universidade Federal do Paraná
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Talita Stresser de Assis UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.27198

Palavras-chave:

Infância, Espaço Público, Área para crianças, Brinquedo

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte de pesquisa de dissertação que objetivou diagnosticar as formas de organização e infraestrutura das áreas destinadas às crianças presentes nos parques públicos da cidade de Curitiba. Partiu-se de uma abordagem de cunho sociológico de metodologia qualitativa-descritiva. Os resultados do estudo identificaram um conjunto de obstáculos referentes à organização e à infraestrutura de tais espaços.  Compreendendo a importância do brincar da criança no espaço público e a configuração das cidades no mundo atual, torna-se urgente garantir a essa população espaços infantis de qualidade, com segurança; respeitando, estimulando e favorecendo o potencial lúdico a partir da infância com reflexos sociais por toda vida.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luize Moro, Universidade Federal do Paraná

Professora no Departamento de Educação Física da UFPR.

Doutoranda em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9885038422277720

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta do Departamento de Educação Física da UFPR.http://lattes.cnpq.br/5265139315424802

Talita Stresser de Assis, UFPR

Mestre em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9623845598361670

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MORO, L.; RECHIA, S.; DE ASSIS, T. S. CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.27198. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27198. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais