A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26774Resumo
RESUMO
O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado.
Palavras chave: observação; transposição; aprendizagem;
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