A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR

  • Luis Eugênio Martiny Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

RESUMO

O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado.

Palavras chave: observação; transposição; aprendizagem;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eugênio Martiny, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN
Professor Efetivo do IFRN - campus Nova Cruz. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação UPE/UFPB. linha de pesquisa Formação docente e práticas pedagógicas. luis_martiny@hotmail.com; (83) 88056793. Rua Fernando Luis Henrique dos Santos, 765, apto 201. João Pessoa-PB. CEP 58037-050
Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. pierrenormandogomesdasilva@gmail.com
Publicado
09-09-2014
Como Citar
Martiny, L., & Gomes-da-Silva, P. (2014). A OBSERVAÇÃO REFLEXIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL CONSTITUINTE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES A ENSINAR. Pensar a Prática, 17(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26774
Seção
Artigos Originais