FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Heitor Luiz Furtado Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Maíra Naman Aluna do Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26504

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação, Educação Física, Pesquisadores, Epistemologia

Resumo

O presente trabalho insere-se no âmbito de estudos sobre a formação do pesquisador em educação física com objetivo de analisar as matrizes epistemológicas que fundamentam a formação do pesquisador em Educação Física, tomando-se a estrutura curricular dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física avaliados com conceito 5. A pesquisa caracteriza-se como documental com caráter qualitativo. Os resultados apontaram de maneira geral, que os programas fundamentam-se em dimensões nos quais predominam o estudo de questões relativas às ciências naturais; ciências humanas; e fundamentos da ciência. E especificamente da identidade de cada programa por sua vez, observou-se que estes apresentam diferenças nas matrizes epistemológicas em relação à formação do pesquisador.

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Biografia do Autor

Heitor Luiz Furtado, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Aluno do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí

Maíra Naman, Aluna do Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Aluna do Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2014-09-09

Como Citar

FURTADO, H. L.; NAMAN, M. FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.26504. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26504. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais