UM JOGO DE REPRESENTAÇÕES: O FUTEBOL SUBURBANO NOS JORNAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Nei Jorge Santos Junior Membro do grupo Sport:Laboratório de História do Esporte e do Lazer. (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.21721

Palavras-chave:

Futebol, Jornal, Subúrbio.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo discutir as representações dos clubes do subúrbio na imprensa carioca da década de 1910, procurando demonstrar os seus múltiplos sentidos e diferentes significados. Para alcançar o objetivo proposto, iniciaremos discutindo as representações sociais sobre o futebol suburbano em jornais da grande imprensa, buscando entender as possibilidades de resistência durante os jogos e o grau de inter-relações criados em meio a toda pluralidade de experiências. Por fim, motivado pelo recorte espacial e temporal desse estudo, buscamos compreender a relação estabelecida entre os clubes do subúrbio e os periódicos da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nei Jorge Santos Junior, Membro do grupo Sport:Laboratório de História do Esporte e do Lazer. (UFRJ)

Doutorando em Estudos do Lazer (UFMG),mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física, com experiência nas áreas de História do esporte, Educação Física escolar, mídias e dimensões socioculturais do esporte. Na UFRJ, exerce a função de pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), atuando nas linhas de pesquisa História comparada das práticas corporais e Memória Social do Esporte .


http://lattes.cnpq.br/5376923296880291

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

SANTOS JUNIOR, N. J. UM JOGO DE REPRESENTAÇÕES: O FUTEBOL SUBURBANO NOS JORNAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.21721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21721. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios