ESPINOSA, ALEGRIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Conrado Augusto Gandara Federici Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Marina Souza Lobo Guzzo Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Odilon José Roble Universidade Estadual de Campinas
  • Vinícius Demarchi Silva Terra Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.21409

Palavras-chave:

Educação física, Saúde, Alegria, Espinosa.

Resumo

Estas são reflexões acerca da alegria como forma de conhecimento intelectual e teórico que compõe o amplo campo da educação física, como pressuposto fundamental do sujeito ao lançar-se à ação corporal e suas repercussões na ainda mais complexa área da saúde. O objetivo do texto é de ser introdutório à ideia de alegria expressa no pensamento do filósofo seiscentista Espinosa, como disparador de ressonâncias entre educação física e saúde. Foi realizada uma análise da obra Ética, amparada por pensadores da filosofia e da educação física. Chegou-se à infância como o modelo vivo das ideias de Espinosa, em que o entusiasmo da criação do mundo e da vida entra em acorde ressonante com a construção de uma forma de saúde, do corpo e sua educação, em maior liberdade e autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professor adjunto no Departamento de Ciências do Movimento Humano. Área: Artes do corpo e Expressão

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/3681092599687250

Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professor adjunto no Departamento de Saúde, Clínica e Instituições. Área: Corpo, arte, cultura.

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5559657064845007

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas

Professor adjunto no Departamento de Educação Física e Humanidades. Área: Filosofia e Artes.

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1778627834013870

Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Professor adjunto no Departamento de Ciências do Movimento Humano. Área: Corpo, Imagem e Ciência

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9363038565270698

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

FEDERICI, C. A. G.; GUZZO, M. S. L.; ROBLE, O. J.; TERRA, V. D. S. ESPINOSA, ALEGRIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.21409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21409. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios