O CORPO E O TEMPO: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.21069Palavras-chave:
Envelhecimento, auto-imagem, grupo de convivência.Resumo
Resumo
O crescimento do número de idosos na sociedade brasileira tem estimulado a busca dos pesquisadores em compreender este complexo processo na vida do ser humano. Para o indivíduo idoso, esta fase da vida é marcada por diversas modificações nos aspectos biopsicossociais, que são percebidas conforme o contexto sociocultural no qual está inserido. Nessa perspectiva, este estudo levanta o seguinte questionamento: Quais os componentes sociais da percepção corporal dos idosos participantes de um grupo de convivência? A partir dessa questão, buscou-se analisar a percepção corporal dos idosos participantes de um grupo de convivência e seus componentes sociais. Tratou-se de um estudo descritivo qualitativo de natureza fenomenológica cujos sujeitos foram 6 idosos de ambos os sexos de 60 a 75 anos participantes do grupo de convivência Idosos Ativo da cidade de Bayeux. O instrumento consistiu num roteiro de entrevista e os depoimentos foram analisados por meio da técnica de análise do conteúdo das transcrições nas quais se destacou os componentes sociais expressos na fala dos sujeitos. Concluiu-se que a sociedade atua de forma significante nas percepções dos idosos sobre o envelhecimento e sua auto-imagem. Contudo sugerimos a realização de novos estudos com idosos em diferentes contextos, além dos participantes de grupos de convivência, com o intuito de aprofundar os conhecimentos acerca da influência social sobre o idoso.
Palavras chave: Envelhecimento, auto-imagem, grupo de convivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).