ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20895Palavras-chave:
desonestidade em pesquisa, produtividade científica, Educação FísicaResumo
O objetivo foi realizar algumas reflexões sobre o que tem sido discutido pela comunidade científica em geral, e da área da Educação Física, sobre as práticas questionáveis empregadas no exercício da pesquisa científica. Dentre as inúmeras estratégias para levar vantagem no sistema que avalia a produtividade em pesquisa no campo científico internacional, apenas os casos de fabricação, falsificação e plágio são identificados e punidos. Além disso, a má conduta no exercício da prática científica não tem apelo como principal objeto de investigação em pesquisas na área da Educação Física. Consideramos que é preciso ampliar os estudos sobre a temática, visando elaborar meios efetivos para prevenção de práticas questionáveis na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).