OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE VANCOUVER (2010): UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SOBRE NARRATIVAS DE IDENTIDADE NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20613Palavras-chave:
Identidade, Esporte, SociologiaResumo
A interconexão entre o esporte e os meios de comunicação é parte constitutiva do interesse geral do presente estudo no objetivo de analisar as narrativas da identidade brasileira no contexto de um megaevento esportivo: os Jogos Olímpicos de Inverno. Esta investigação de caráter etnográfico perpassa: as narrativas de identidade a partir da mídia impressa; o discurso de atletas brasileiros; e as atitudes e reações do público olímpico em um contexto de alteridade (VELHO, 1999). Os Jogos Olímpicos se constituem como um palco de dramatizações (MACALOON, 1984) no qual se engendram jogos de identidade e oscilações estruturais de identificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).