A EXPERIÊNCIA DE LAZER DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ADUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Ioranny Raquel Sousa Universidade Católica de Brasília
  • Rafaello Pinheiro Mazzoccante Universidade Católica de Brasília
  • Gislane Ferreira de Melo Universidade Católica de Brasília
  • Junior Vagner Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Tânia Vieira Sampaio Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.20593

Palavras-chave:

Lazer, Interesses Culturais, Equipamentos.

Resumo

O lazer pode ser compreendido por dois aspectos constituintes, a atitude e o tempo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi investigar a compreensão e vivência de lazer na vida de futuros profissionais da área da Educação Física. A amostra foi composta por 175 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. Os resultados indicam que os estudantes de Licenciatura em Educação Física dedicam algum tempo de lazer. Pode-se concluir que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física possuem pouca experiência com equipamentos de lazer. As principais barreiras para utilização dos equipamentos são a falta de tempo, a falta de interesse e a localização dos equipamentos.

PALAVRAS-CHAVE: Lazer; Interesses Culturais; Equipamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ioranny Raquel Sousa, Universidade Católica de Brasília

Graduada e Licenciada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Integrante do projeto Lazer e Cidadania – ME. Atualmente tem desenvolvido pesquisas na área do lazer. http://lattes.cnpq.br/0983381237082552

Rafaello Pinheiro Mazzoccante, Universidade Católica de Brasília

Graduado e Licenciado em Educação Física (2011) pela Universidade Católica de Brasília. Integrante do grupo de estudos de Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício. Atualmente cursando Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. http://lattes.cnpq.br/3434724359227225

Gislane Ferreira de Melo, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Católica de Brasília no Curso de graduação em Educação Física e nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia e Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Estereotipos, Esquemas de Gênero, Individualismo-Coletivismo, Psicologia Desportiva e Imagem Corporal. Trabalha como consultora de delineamentos de pesquisas, elaboração de instrumentos e Bioestatistica. http://lattes.cnpq.br/5065099645935473

Junior Vagner Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Educação Física, pós-graduado em Educação Física Escolar (Lato Sensu), Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física. Tem experiência como docente na Educação Básica e Ensino Superior, com regência de aulas, coordenação e desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisa e orientação de IC. Atualmente tem desenvolvido estudos relacionados ao Lazer, Lúdico, Jogos, Educação Física Escolar e Qualidade Vida Docente. http://lattes.cnpq.br/3944964980856605

Tânia Vieira Sampaio, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em Teologia pela UMESP (1981). Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais pela UNIMEP (1998). Mestre em Ciências da Religião pela UMESP (1990). Doutora em Ciências da Religião pela UMESP (1997). Atualmente é docente e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado e Graduação em Educação Física da UCB Universidade Católica de Brasília. Atua na linha de pesquisa Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos relacionados à Atividade Física e Saúde . Atuou como docente e orientadora no Mestrado e em Educação Física da UNIMEP, no período de 2000 a 2008. Tem experiência na área de Educação Física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: lazer-gênero, gênero-corporeidade, lazer-saúde-HIV/Aids, lazer adaptado, lazer e políticas públicas, lazer-religião e festas, fundamentos histórico-filosóficos da educação física, esporte e lazer. Membro da Comissão Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Editora Chefe da Revista Brasileira de Ciência e Movimento - RBCM. http://lattes.cnpq.br/8232146989537892

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

SOUSA, I. R.; MAZZOCCANTE, R. P.; MELO, G. F. de; SILVA, J. V.; SAMPAIO, T. V. A EXPERIÊNCIA DE LAZER DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ADUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.20593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/20593. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais