RISCO E RESILIÊNCIA PSICOSSOCIAL: DESAFIOS NA PRÁTICA DA VELA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.20262Palavras-chave:
Riesgo, Resiliencia, Vela.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar fatores de resiliência a partir de situações de risco na prática da vela. A pesquisa de campo, envolveu 19 velejadores do Iate Clube da Paraíba, com idades entre 19 a 64 anos. Foi utilizado na coleta de dados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada, as quais foram transcritas e submetidas ao soft AQUAD 6, para a obtenção as categorias a partir da análise de conteúdo, sendo organizados em diagramas. Os resultados apontaram para três categorias: sensações sem a prática da vela; sensações em situação de risco na prática da vela; e a resiliência na prática da vela. Observou-se que nesta prática, houve avançonos fatores emocionais, trazendo um ressiginificado para a vida. Assim, o equilíbrio emocional auxilia nas situações de riscos encontradas no mar conduzido pela melhoria dos fatores da resiliência.
Palavras chave: Risco. Resiliência.Vela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).