A PRESENÇA DA FENOMENOLOGIA NA/DA TEORIA DO SE-MOVIMENTAR HUMANO (TSMH) BRASILEIRA

Autores

  • Filipe Ferreira Ghidetti
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valter Bracht Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19554

Palavras-chave:

Movimento Humano. Educação Física. Fenomenologia.

Resumo

A PRESENÇA DA FENOMENOLOGIA NA/DA TEORIA DO SE-MOVIMENTAR HUMANO (TSMH) BRASILEIRA

Resumo: Discute a fundamentação da Teoria do “se-movimentar” humano (TSMH) na corrente filosófica da fenomenologia. Tem como objetivos: a) apresentar um quadro com as principais referências e conceitos fenomenológicos que aparecem na TSMH; b) analisar o uso que é feito da fenomenologia na TSMH quanto à fidelidade no trato dos conceitos. Se apóia na análise de textos de Elenor Kunz, autor responsável por sua divulgação/elaboração da TSMH no Brasil. Conclui que a principal referência fenomenológica da TSMH é a “Fenomenologia da Percepção” de Merleau-Ponty, e que os estudos fenomenológicos precisam ser aprofundados para viabilizar as possibilidades presentes na TSMH.

Palavras-chave: Movimento Humano. Educação Física. Fenomenologia.

THE PRESENCE OF PHENOMENOLOGY IN/OF THE BRAZILIAN VERSION OF THE HUMAN MOVEMENT THEORY (HMT)

Abstract: This paper discusses the foundations of the Human Movement Theory (HMT) in the philosophical movement of Phenomenology. The paper aims at: a) presenting a framework with the main phenomenological references and concepts that are present in the HMT; b) analyzing the use of Phenomenology in the HMT concerning the reliability in dealing with phenomenological concepts. The study is based on the analysis of texts by Elenor Kunz, author responsible for the dissemination / development of the HMT in Brasil. It is concluded that the main phenomenological reference of the HMT is the “Phenomenology of Perception”, by Merleau-Ponty, and that the phenomenological studies need to be further developed to enable the possibilities of the HMT.

Key words: Human Movement. Physical Education. Phenomenology.

LA PRESENCIA DE LA FENOMENOLOGÍA EN LA / DE LA TEORÍA DEL MOVERSE HUMANO (TSMH) BRASILEÑA

Resumen: Discute la fundamentación de la Teoría del “moverse” humano (TSMH) en la corriente filosófica de la fenomenología. El artículo tuvo los siguientes objetivos: a) presentar un cuadro con las principales referencias fenomenológicas y conceptos fenomenológicos que aparecen en la TSMH; b) analizar cómo es usada la fenomenología en la TSMH en relación a la fidelidad en el tratamiento de los conceptos fenomenológicos. Se apoya en el análisis de textos de Elenor Kunz, autor responsable por la divulgación/elaboración de la TSMH en Brasil. Se concluye que la principal referencia fenomenológica de la TSMH es la “Fenomenología de la Percepción” de Merleau-Ponty, y que los estudios fenomenológicos necesitan profundizarse para la viabilidad de las posibilidades presentes en la TSMH.

Palabras clave: Movimiento Humano. Educación Física. Fenomenología.

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Biografia do Autor

Filipe Ferreira Ghidetti

Mestre em Educação Física (PPGEF/CEFD-UFES)

Professor de Educação Física da Rede Municipal de Vitória

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5705308749060457

Endereço para correspondência:

filipe_ghidetti@hotmail.com

Rua Goiás, nº 60

Soteco, Vila Velha-ES, 29106190

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor titular do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Educação – CED/UFSC

Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/3827408926506567

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de educação física

Professor titular do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor pela Universidade de Oldenburg (Alemanha)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3097115385391111

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

GHIDETTI, F. F.; DE ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V. A PRESENÇA DA FENOMENOLOGIA NA/DA TEORIA DO SE-MOVIMENTAR HUMANO (TSMH) BRASILEIRA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19554. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão