ASPECTOS TÉCNICOS, CONCEITUAIS E POLÍTICOS DO SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19395Palavras-chave:
Políticas públicas. Esporte. Lazer. Arena Política.Resumo
No presente artigo buscamos analisar o processo de implementação e desenvolvimento do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), considerando seus aspectos técnicos, conceituais e políticos, ressaltando os avanços, limites e contradições inerentes ao PELC, tendo em vista o espaço social de sua produção, o subcampo político/burocrático do esporte e lazer. Para tanto, recorremos a entrevistas semi-estruturadas com agentes gestores do Ministério do Esporte diretamente relacionados ao processo de criação, implementação e desenvolvimento do PELC, bem como a análise documental de alguns documentos do ministério relativos ao PELC. Sustentamos que o PELC se difere de outros programas esportivos sociais por ter sido concebido a partir de experiências oriundas do subcampo cientifico/acadêmico das políticas públicas de esporte e lazer e das experiências de gestões municipais do Partido dos Trabalhadores (PT), e desenvolvido sob a égide de uma disputa política entre os dois partidos que administraram o Ministério do Esporte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).