FIDEDIGNIDADE DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE JOGO NOS ESPORTES COLETIVOS

Autores

  • Alex Rodrigues Teixeira Universidade Federal de Ouro Preto Graduado em Educação Física
  • Siomara Aparecida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto Doutora em Ciências do Movimento

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19367

Palavras-chave:

Apoio Pedagógico. Educação Física. Teoria do Jogo.

Resumo

Fidedignidade de Atividades para o Desenvolvimento da Capacidade de jogo nos Esportes Coletivos

Resumo

Como os conteúdos de ensino dos jogos esportivos são ensinados aos futuros professores de educação física? Analisando a concordância entre juízes sobre parâmetros do desenvolvimento da capacidade de jogo, pretendeu-se neste estudo identificar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Cinco juízes avaliaram atividades indicando os parâmetros que a mesma objetivava desenvolver. Os resultados de concordância entre os juízes e dos mesmos com o gabarito demonstram maior dificuldade de identificar os parâmetros das capacidades táticas e certa facilidade para a coordenação motora. Aplicar uma proposta que organiza o processo de ensino ao longo dos anos requer conhecimento e dedicação para assegurar mudanças nos resultados.

Palavras chave: Apoio Pedagógico. Educação Física. Teoria do Jogo.

 

 

Reliability in activities for the development of playing abilities in team sports

Abstract

How are the sports games teaching contents taught to future physical education teachers? Analyzing the judges’s correlation about the development parameters of playing ability, this study aimed to identify difficulties in the teaching-learning process. Five judges evaluated activities indicating the parameters that it aimed to develop. The  judges and the evaluators correlation results show that there’s a certain difficulty in identifying the  tactical capabilities parameters, and relative ease in identifying motor coordination. Applying a proposal to organize the teaching process over the years requires knowledge and dedication to ensure changes in the results.
Keywords: Pedagogical Support. Phisical Education. Game Theory.

 

 

Fiduciario para el Desarrollo de Capacidades en el Juego de Deportes Colectivos

 

Resumen

Como los contenidos de enseñanza de los deportes se les enseña a los futuros profesores de educación física? El análisis de la correlación entre los parámetros de los jueces en el desarrollo de la capacidad de jugar, este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Cinco jueces evaluaron las actividades que indican los parámetros que se querían desarrollar. Los resultados de acuerdo entre los jueces y lo mismo con sus comentarios muestran una mayor dificultad en la identificación de los parámetros de la relativa facilidad ycapacidad táctica de la coordinación. Aplicar una propuesta para organizar el proceso de enseñanza en los últimos años requiere conocimiento y dedicación para garantizarlos cambios en los resultados.

Palabras claves: Apoyo Pedagógico. Educación Física. Teoria de Juegos.

 

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Biografia do Autor

Alex Rodrigues Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto Graduado em Educação Física

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP) Campus Morro do Cruzeiro s/n - Bairro Bauxita - Ouro Preto - Minas Gerais - CEP - 35400-000 - Tel (31) 8314-7814.

Educação Física.

Membro do GECREC (Grupo de Estudos das Capacidades de Rendimento dos Esportes Coletivos) da UFOP.

 

Siomara Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto Doutora em Ciências do Movimento

CEDUFOP (Centro Desportivo da UFOP) Campus Morro do Cruzeiro s/n - Bairro Bauxita - Ouro Preto - Minas Gerais - CEP - 35400-000 - Telefax: (31) 3559-1517 Sala (31) 3559-1437

Educação Física.

Coordenadora do GECREC (Grupo de Estudos das Capacidades de Rendimento dos Esportes Coletivos) da UFOP.

 

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

TEIXEIRA, A. R.; DA SILVA, S. A. FIDEDIGNIDADE DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE JOGO NOS ESPORTES COLETIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19367. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19367. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais