PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE HOMENS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS AO TRATAMENTO DIALÍTICO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19203Palavras-chave:
doença renal crônica, hemodiálise, estado nutricionalResumo
O objetivo deste estudo foi traçar o perfil antropométrico de pacientes com doença renal crônica e estabelecer relações com o tempo de hemodiálise. Foram avaliados 36 pacientes, do sexo masculino de duas clínicas de hemodiálise de Goiânia, quanto ao índice de massa corporal (IMC), prega cutânea tricipital (PCT) e circunferência muscular de braço (CMB). De acordo com o IMC, PCT e CMB, 65% dos pacientes eram eutróficos; 74% tinham excesso de tecido adiposo e 49% apresentaram déficit de tecido muscular, respectivamente. Concluindo, uma parte expressiva dos pacientes do presente estudo apresentou alterações inadequadas nos índices antropométricos e ainda foi identificada uma associação negativa entre o tempo de hemodiálise e o comprometimento do seu estado nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).