O FUTEBOL: QUESTÕES E REFLEXÕES A RESPEITO DESSA "PROFISSÃO"
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i1.188Resumo
Considerando o futebol palco de diferentes discussões, buscou-se averiguá-lo como profissão. A partir das teorias das profissões que se relacionam a uma origem artesã e a uma esfera social capitalista, procurou-se mapear o futebol e a relação dos jogadores e técnicos sob o enfoque da profissionalização relacionada à Educação Física. A pesquisa é de caráter exploratório, na qual se utilizou questionário e análise interpretativa como instrumentos. Os participantes acreditam na necessidade de uma formação teórica específica sem esquecer a prática, criando uma assimetria entre discurso e concepção de ação. Concluiu-se que para a Educação Física a questão de ser uma profissão fica mais evidente por ter uma base de formação específica e não estar alicerçada apenas na escola de ofício. PALAVRAS – CHAVES: profissão – futebol – prática – profissionalizaçãoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).