O ESPORTE E A INVENÇÃO DE TRADIÇÕES NO CONTINENTE AFRICANO: O CASO DO GOLFE EM CABO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.18013Resumo
Nesse estudo não adotamos a compreensão de que, no continente africano, práticas tradicionais são necessariamente manifestações “tribais” ou que antecedem a chegada do colonizador. Consideramos que, em muitos casos, a ideia de tradição está mesmo relacionada à construção de representações mobilizadas em processos de consolidação de identidades nacionais. Partindo dessa consideração, o objetivo desse artigo é discutir como uma modalidade esportiva, o golfe, foi apreendida como uma tradição no processo de construção identitária de um país africano, Cabo Verde, arquipélago localizado na costa oeste da África, colônia de Portugal até 1975.Palavras-chave: Golfe. História do Esporte. Cabo Verde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).