ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ENFOQUE CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO SOBRE FORMAÇÃO ATITUDINAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.17802Palavras-chave:
Educação física escolar, Construtivismo, JogosResumo
O objetivo deste estudo foi identificar as competências sociais através do desenvolvimento de um programa de Educação Física escolar, no ensino fundamental I, com base na concepção construtivista de aprendizagem. O projeto foi longitudinal, com amostra de 20 escolares de ambos os sexos, com idade entre nove e dez anos. Os instrumentos de coleta de dados foram fichas protocolares validadas, submetidas ao comitê de ética. As atividades desenvolvidas foram: realização de jogos de construção, com e sem materiais, atividades baseadas em descoberta orientada e resolução de problemas, jogos de modificações e construção de regras em grupos, elaboração de propostas e discussão de regras. Os procedimentos de análise foram quali quantitativos. As variáveis estudadas apresentaram melhoras significativas. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas na perspectiva construtivista foram eficazes na melhoria de capacidades relacionadas à autonomia e relações interpessoais.
Palavras chave: Educação física escolar. Construtivismo. Jogos.
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