SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS TEORIAS DO SABER DOCENTE

Autores

  • Wanderson Ferreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.177

Resumo

O objetivo do presente texto é discutir as teorias que enfocam os saberes e o trabalho dos professores na educação brasileira, particularmente no campo pedagógico da Educação Física. A idéia central é analisar o que essas teorias trazem sobre os saberes dos professores, buscando compreender suas possíveis contribuições e limitações. A partir da discussão com a literatura, o texto aborda as tradições teóricas presentes no campo de estudos sobre os saberes docentes e analisa o modo como a formação do professor de Educação Física é concebida no contexto de diferentes momentos do pensamento pedagógico brasileiro. Ao finalizar, o texto aponta as potencialidades e os riscos das investigações que se debruçam sobre os saberes docentes. PALAVRAS-CHAVE: educação física – formação de professores – saber docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

FERREIRA ALVES, W. SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS TEORIAS DO SABER DOCENTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 313–330, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.177. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/177. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais