CONHECIMENTO DECLARATIVO DE DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Joel Maurício Corrêa Fonseca Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e de Camaquã, Rio Grande do Sul, Brasil. Avenida Sony Soares Corrêa, 2043, Apto 01. Bairro Sete de Setembro, São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. CEP: 96170-000 Fone: (53) 8414-0402
  • Emerson Franchini Livre-docente pelo Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Morais, 65, Cidade Universitária, São Paulo (SP), CEP: 05508-030, Fone: (11) 3091-2124
  • Fabrício Boscolo Del Vecchio Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Rua Luiz de Camões, 625. CEP: 96055-630. Pelotas/RS. Fone: (53) 3273-2752

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17221

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Esportes de Combate. Artes Marciais. Processo Ensino Aprendizagem. Escola.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento e aplicação do conteúdo lutas nas aulas de educação física pelos professores da rede escolar da cidade de Pelotas/RS. Participaram 69 professores, que responderam a questionário previamente validado para conhecer a relação entre lutas e educação física escolar. A análise inferencial foi feita via aplicação dos testes Binomial e Qui-Quadrado, utilizando-se 5% como nível de significância. A maior parte (91,3%) dos professores não contemplava as lutas em suas aulas, embora apenas 6,25% consideraram este conteúdo inadequado para o ambiente escolar. A alegação para não se trabalhar tal conteúdo envolveu falta de instrução (46,3%) ou de condições físicas da escola (20%), e ausência de ter especialista colaborador (11,3%). Processos de educação continuada podem auxiliar na modificação desse cenário.

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Biografia do Autor

Joel Maurício Corrêa Fonseca, Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e de Camaquã, Rio Grande do Sul, Brasil. Avenida Sony Soares Corrêa, 2043, Apto 01. Bairro Sete de Setembro, São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. CEP: 96170-000 Fone: (53) 8414-0402

Licenciado em Educação Física, ESEF/UFPel

Professor do Ensino Fundamental 2 das Redes Escolares Municipais de São Lourenço do Sul e Camaquã. RS.

Emerson Franchini, Livre-docente pelo Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Morais, 65, Cidade Universitária, São Paulo (SP), CEP: 05508-030, Fone: (11) 3091-2124

Livre-docente pelo Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Fabrício Boscolo Del Vecchio, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Rua Luiz de Camões, 625. CEP: 96055-630. Pelotas/RS. Fone: (53) 3273-2752

Professor Doutor, ESEF/UFPel

Vice-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

 

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

FONSECA, J. M. C.; FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. CONHECIMENTO DECLARATIVO DE DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.17221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17221. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais