ESTUDO DAS MOTIVAÇÕES À PRÁTICA DA GINÁSTICA RÍTMICA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O RENDIMENTO DESPORTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16873Palavras-chave:
Ginástica Rítmica, Motivação, AutodeterminaçãoResumo
Este estudo teve por objetivo identificar as dimensões motivacionais mais relevantes que colaboram para o rendimento desportivo em atletas de Ginástica Rítmica (GR). Para tanto, utilizou-se uma amostra de 66 atletas do sexo feminino de 13 a 14 anos. Como medida das dimensões motivacionais, utilizou-se o “Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas” (IMPRAFE-54). Foram feitas análises descritivas e comparativas. Os resultados indicaram que, para as atletas se manterem motivadas, a prática regular da GR deve ser organizada de forma a proporcionar: Prazer, Sociabilidade, Saúde e Competitividade. Como conclusão sugere-se que os profissionais que atuam nesta área desenvolvam estas dimensões a fim de estimular e manter a motivação de suas atletas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).