O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Espírito Santo
  • David Gomes Martins Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física
  • Nilton Poletto Pimentel Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16188

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Cotidiano, Poética.

Resumo

Este estudo é fruto das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado e tem por objetivo apresentar as experiências obtidas durante o percurso do mesmo discutindo a presença da educação física no cotidiano da educação infantil num Centro Municipal de Educação Infantil no município de Cariacica/ES. A metodologia utilizada pautou-se na natureza qualitativa configurando-se na aplicação de nove intervenções a uma turma de vinte crianças com idade de quatro anos. A discussão teórico-metodológica foi traçada mediante o caráter heurístico de investigação e esteve baseada no conceito do cotidiano percebendo as crianças enquanto poéticas, produtoras de conhecimento e sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Educação Física pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2011). Mestrando em Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/CEFD/UFES). Membro do Grupo de Estudos em Educação Física (LESEF).

David Gomes Martins, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (GEPEF) da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

Nilton Poletto Pimentel, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Fisica pela Universidade Federal de Pelotas (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em Niterói (2007). Atua na docência desde 1988 tendo passado como educador por diferentes níveis da educação pública e privada (infantil, fundamental, médio e superior), bem como exerceu a função de Diretor de Instituição Escolar Pública. Atuou junto a Organização Não-Governamental como coordenador e com projetos em educação não formal, ligados a temática do hiv/aids e diversidade sexual. Trabalha no Ensino Superior com cursos de graduação e pós graduação nas áreas de Licenciatura em Educação Fisica Escolar e Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação em Periferias Urbanas. Orienta trabalhos de pesquisa na graduação e pós graduação.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

OLIVEIRA, V. J. M. de; MARTINS, D. G.; PIMENTEL, N. P. O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POÉTICA DE SER CRIANÇA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.16188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16188. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais