EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM PROJETOS

Autores

  • Márcia Buss-Simão Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Linha de Ensino e Formação de Educadores Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância - NUPEIN
  • Luciana Fiamoncini Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda na mesma universidade.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16090

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, prática pedagógica e planejamento.

Resumo

O presente texto tem como objetivo contribuir com as reflexões e inquietações dos estudantes e professores de Educação Física que trabalham na Educação Infantil. Iniciamos com uma breve contextualização do referencial teórico e das concepções de educação, Educação Infantil, de infância e de criança que nos sustentam. Na sequência elaboramos alguns princípios que consideramos fundamentais para a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Em seguida, desenvolvemos uma possibilidade de planejamento por meio de projetos de trabalho e de organização de situações significativas que objetiva trazer uma indicação possível de conciliar teoria com prática para planejar a ação pedagógica na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Fiamoncini, Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda na mesma universidade.

possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), especialização em Educação Física Escolar (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança; educação física; improvisação; criatividade; expressividade.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

BUSS-SIMÃO, M.; FIAMONCINI, L. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM PROJETOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.16090. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16090. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios