AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA

Autores

  • Fabiano Pries Devide
  • Gabriela Aragão Souza de Oliveira
  • Marcos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.16060

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – promoção da saúde – cultura corporal do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-15

Como Citar

DEVIDE, F. P.; SOUZA DE OLIVEIRA, G. A.; SANTOS FERREIRA, M. AMPLIANDO O CAMPO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA ANÁLISE DA ESCADA DA APTIDÃO PARA TODA A VIDA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 8–20, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i1.16060. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16060. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais