DA DISCIPLINA DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA ENTENDER ALGUMAS RELAÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15746Palavras-chave:
Corpo, Disciplina, Educação Física, CapitalismoResumo
O metabolismo entre o homem e a natureza se recria sempre implicando novas formas sociais. Dentre elas, está a forma como a sociedade trata e disciplina o corpo. Questiona-se então como se determina a forma do corpo na sociedade capitalista? Para compreender esse tema, busca-se entender como se estabelece a forma do corpo e quais as contribuições que a Educação Física, como Campo de Conhecimento, possui neste contexto. Este texto teórico baseado em uma revisão de literatura apresenta como resultado principal a influência do trabalho sobre a determinação da forma do corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).