HEROLD JUNIOR, C.; LEONEL, Z. A educação física e a criação dos sistemas nacionais de ensino: da prática social à prática escolar. Maringá: EDUEM, 2010.

Autores

  • Sandra Aparecida Zotovici Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL. Bolsista CAPES.
  • Beatriz Ruffo Lopes Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL. Bolsista CAPES.
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.15409

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Sistemas Nacionais de Ensino, História da Educação

Resumo

Essa resenha apresenta e discute a obra “A educação física e a criação dos sistemas nacionais de ensino: da prática social à prática escolar”, de Carlos Herold Junior e Zélia Leonel, no ensejo de evidenciar como os autores entendem a educação física na modernidade a partir de contribuições de Montaigne, Rabelais e Locke e como avaliam a educação do corpo na prática escolar por meio do surgimento da escola pública e do processo de construção das bases da disciplina educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Zotovici, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL. Bolsista CAPES.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL, bolsista CAPES. Área de concentração "Práticas sociais em Educação Física", linha de pesquisa "Práticas, políticas e produção de conhecimento em Educação Física"; Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Especialista em Educação Física Escolar (1996) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA) e Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena - 1991). Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade.

Beatriz Ruffo Lopes, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL. Bolsista CAPES.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL, bolsista CAPES. Área de concentração "Práticas sociais em Educação Física", linha de pesquisa "Práticas, políticas e produção de conhecimento em Educação Física". Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade.

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL.

Docente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM / UEL. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

ZOTOVICI, S. A.; LOPES, B. R.; LARA, L. M. HEROLD JUNIOR, C.; LEONEL, Z. A educação física e a criação dos sistemas nacionais de ensino: da prática social à prática escolar. Maringá: EDUEM, 2010. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.15409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15409. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas