O LAZER NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.15090Palavras-chave:
Educação Física. Lazer. História. Empresas.Resumo
Este texto analisa, a partir de uma visão histórico-crítica, o desenvolvimento do lazer nas empresas brasileiras, atento ao fato de que explicitar a história do lazer nas empresas brasileiras não pode se restringir a um simples descrever de fatos cronológicos. Além de algumas indicações cronológicas, o trabalho identifica fatores sócio-político-econômicos que contribuíram para a ampliação dos investimentos empresariais e governamentais no lazer dos trabalhadores. A história apresentada configura-se sob a ótica de duas grandes estratégias que, via de regra, se contrapõem: 1) a busca do operário em satisfazer suas necessidades de sociabilização e, 2) a intenção do Estado e da classe empresarial em controlar o tempo disponível do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).