O EFEITO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA DE LONGA DURAÇÃO SOBRE A RESISTÊNCIA AERÓBIA DE IDOSOS DEPRESSIVOS E NÃO DEPRESSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.14971Palavras-chave:
envelhecimento, atividade física, capacidade aeróbia, VO2 máximo, depressão.Resumo
O objetivo deste trabalho foi de analisar o comportamento da capacidade aeróbia de idosos depressivos e não depressivos participantes de um programa de atividade física. Participaram do estudo 64 idosos (68,52 ±8,20 de idade), sendo 48 mulheres (22 depressivas e 26 não depressivas), e 16 homens (quatro depressivos e 12 não depressivos). A avaliação indireta da capacidade aeróbia foi feita com o Rockpot Walking Test em quatro momentos ao longo de um ano. Os resultados mostraram que não houve diferença da capacidade aeróbia entre as quatro avaliações. Considerando que existe uma tendência natural de declínio da capacidade aeróbia no idoso, concluí-se que o programa agiu positivamente mantendo os escores estabilizados, mesmo no grupo de idosos depressivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).